
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou um reajuste de cerca de 4,5% para as bolsas de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e outras modalidades, com vigência a partir de sexta-feira, 1º de agosto. Para as bolsas já em andamento, a Fapesp fará a suplementação automática das mensalidades restantes, conforme a nova tabela.

Os valores de outras bolsas, como as de Capacitação Técnica, Jovem Pesquisador, Ensino Público, Pequenas Empresas e Jornalismo Científico, podem ser consultados diretamente no site da Fapesp. A mensalidade referente ao mês de agosto será paga no início de setembro, conforme o Calendário de Pagamento de Bolsas no País.
Ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, a Fapesp é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Com um orçamento anual equivalente a 1% da receita tributária estadual, a Fapesp possui autonomia garantida por lei para financiar e promover a pesquisa científica.
Além das bolsas regulares, a Fapesp apoia projetos em várias áreas estratégicas, divididas em seis modalidades de fomento:
-
Formação de Recursos Humanos para C&T – Bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, tanto no Brasil quanto no exterior.
-
Pesquisa para o Avanço do Conhecimento – Apoio à pesquisa básica e aplicada, de curto e longo prazo.
-
Pesquisa em Temas Estratégicos – Incentivo à formação de grupos de pesquisa em temas importantes para o desenvolvimento de São Paulo e do País.
-
Pesquisa para Inovação – Apoio à pesquisa em colaboração com empresas e universidades, focando na inovação tecnológica.
-
Apoio à Infraestrutura de Pesquisa – Apoio à modernização e manutenção da infraestrutura de pesquisa.
-
Difusão e Avaliação de Pesquisas – Iniciativas para disseminar os resultados e impactos da pesquisa científica para diversos públicos.
