Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de novembro de 2025 - 18h54
Fiems 46 Anos
EDUCAÇÃO

Inep anula três questões do Enem 2025 após identificar semelhança com conteúdos divulgados na intern

Decisão foi motivada por vídeo que circulou antes da prova; Polícia Federal investiga o caso

18 novembro 2025 - 16h50
Mais de 4 milhões de estudantes participaram do Enem 2025; três questões foram anuladas por suspeita de vazamento
Mais de 4 milhões de estudantes participaram do Enem 2025; três questões foram anuladas por suspeita de vazamento - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Terça da Carne

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A decisão foi tomada após a equipe técnica do instituto identificar similaridades entre os itens aplicados na prova e conteúdos divulgados na internet dias antes da realização do exame.

Canal WhatsApp

Em nota oficial, o Inep explicou que a decisão decorre de uma análise feita pela comissão responsável pela montagem das provas. A investigação foi motivada por vídeos veiculados em transmissões ao vivo nas redes sociais, que exibiram conteúdos semelhantes aos da avaliação aplicada nos dias 9 e 16 de novembro a mais de 4 milhões de candidatos.

“Com base em informações sobre a montagem do teste, a equipe técnica decidiu pela anulação de três itens aplicados na prova”, informou o instituto. A entidade, no entanto, ressaltou que nenhuma das questões veiculadas nas redes sociais foi reproduzida integralmente na prova oficial.

Polícia Federal investiga possível vazamento - O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a origem e autoria da divulgação dos conteúdos. A autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) afirmou que qualquer tentativa de vazamento ou quebra de sigilo será tratada como violação grave, com possível responsabilização criminal.

Como o Enem é um exame federal, de interesse público nacional, todas as suspeitas de fraude passam a ser investigadas pela PF. O objetivo é identificar se houve má-fé, quebra de confidencialidade ou outros crimes relacionados à divulgação indevida de conteúdo sigiloso.

O Inep explicou que a construção das provas do Enem segue protocolos rigorosos de segurança e utiliza a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Essa abordagem estatística exige que todas as questões sejam previamente testadas com grupos de estudantes para definir seu nível de dificuldade e viabilidade de uso.

Esses pré-testes compõem o Banco Nacional de Itens (BNI), que reúne todas as questões aprovadas para uso em futuras edições do Enem. Embora esses testes sejam realizados de forma segura, os participantes acabam tendo contato com questões que, eventualmente, podem ser selecionadas para exames oficiais.

Diante disso, o Inep reforçou que as provas do Enem 2025 continuam válidas e seguras, com garantia de isonomia entre os candidatos. “Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, concluiu a nota.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop