
O período para registro de presença dos participantes da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) já começou. As instituições de ensino superior que participaram do exame no último domingo (20) têm até 11 de dezembro para confirmar a presença dos alunos.
A responsabilidade pelo registro é dos coordenadores dos cursos de medicina, que devem acessar o Sistema Enade com login e senha do Portal Gov.br para realizar o procedimento.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 96,6 mil estudantes inscritos, 92% compareceram à prova aplicada em 225 cidades, abrangendo todas as 27 unidades da federação.
Avaliação inédita e obrigatória para formandos - O Enamed é um exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar, de forma padronizada, a qualidade da formação médica no Brasil. Ele é obrigatório para estudantes que concluem a graduação em medicina em 2025 e foi realizado pela primeira vez neste ano.
Além dos formandos, médicos já graduados também puderam participar de forma voluntária, com o objetivo de utilizar o resultado nos processos seletivos de residência médica, especialmente para as especialidades de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
A prova do Enamed 2025 foi aplicada no último domingo (20), com duração de cinco horas. O exame contou com 100 questões de múltipla escolha, abordando temas centrais da formação médica, como clínica médica, cirurgia, ginecologia, pediatria, saúde coletiva e ética profissional.
Na quarta-feira (22), o Inep divulgou a versão preliminar do gabarito da prova objetiva e os cadernos de questões. Estudantes e médicos participantes têm até segunda-feira (27) para apresentar recursos contra o gabarito preliminar.
O resultado final da prova está previsto para 5 de dezembro, conforme o cronograma oficial divulgado pelo Inep.
Fraude foi detectada e PF atuou preventivamente - O exame também foi alvo de uma tentativa de fraude. Na véspera da aplicação, a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de tentar fraudar a prova. A atuação rápida da PF e dos organizadores impediu qualquer comprometimento da segurança do Enamed.
O Enamed faz parte da estratégia do Ministério da Educação para avaliar a qualidade da formação médica e aprimorar as políticas públicas voltadas à saúde e à educação. O exame também busca fornecer dados consistentes para orientar melhorias no ensino superior, em um cenário de expansão dos cursos de medicina no país.
De acordo com o Inep, os dados obtidos no exame serão utilizados para subsidiar avaliações institucionais e contribuir com a construção de indicadores de qualidade do ensino médico no Brasil.

