
Um peixe-lua da espécie Mola tecta, conhecido por sua raridade, foi encontrado encalhado na areia do Parque Regional Doran, em Bodega Bay, na Califórnia (EUA). O animal media cerca de 1,8 metro de comprimento e 90 centímetros de largura, mas não resistiu.

Segundo o Departamento de Parques Regionais do Condado de Sonoma, visitantes acionaram os funcionários após confundirem o peixe com tubarões próximos ao cais. Identificado em 2017 pela bióloga neozelandesa Marianne Nyegaard, o Mola tecta é chamado de “peixe-lua enganador” por se parecer com o Mola mola, espécie mais comum, mas tem o corpo mais estreito.
Inicialmente, os cientistas acreditavam que o animal vivia apenas no Hemisfério Sul. No entanto, nos últimos anos, já foram registrados pelo menos seis encalhes em praias dos Estados Unidos, no Hemisfério Norte. Segundo Nyegaard, não há sinais de interferência humana nos casos, já que o encalhe é um fenômeno comum entre peixes-lua.
O escritor e professor Stefan Kiesbye, que presenciou o achado em Bodega Bay, descreveu o animal ao Press Democrat como “enorme, estranho e lindo”. Para ele, a cena parecia “de outro planeta”.
