Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de outubro de 2025 - 18h46
TJMS
MEIO AMBIENTE

COP30: MS leva proposta de modernização das políticas ambientais com foco em participação social

Secretário adjunto Artur Falcette defende que combate às mudanças climáticas precisa ir além do modelo punitivo e envolver a sociedade de forma ativa e colaborativa

23 outubro 2025 - 14h30Comunicação Semadesc
Autoridades discutem inovação e políticas climáticas no 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil, em Campo Grande
Autoridades discutem inovação e políticas climáticas no 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil, em Campo Grande - Foto: João Prestes

Mato Grosso do Sul pretende apresentar na COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA), uma proposta baseada em inovação e participação social para enfrentar os desafios climáticos. A informação foi reforçada pelo secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, durante a abertura do 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil, nesta terça-feira (22), em Campo Grande.

Canal WhatsApp

Segundo Falcette, o Estado quer contribuir com uma visão moderna e estratégica, que vá além do tradicional modelo de “comando e controle”, considerado insuficiente por ser focado apenas na punição após o dano ambiental. “Precisamos atuar na mudança de comportamento da sociedade. Mato Grosso do Sul já incorporou essa mentalidade e transformou em ações práticas que envolvem a população como parceira. Esse é o caminho que vamos levar à COP30”, afirmou.

O encontro reúne líderes locais, autoridades, representantes da academia, setor privado e organizações internacionais para debater biodiversidade, ação climática e desenvolvimento sustentável. Participaram da abertura, além de Falcette, o secretário municipal de Meio Ambiente de Campo Grande, Ademar Silva Junior; o secretário executivo do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo; a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues; a pró-reitora da UFMS, Vivina Dias Sol Queiroz; e o prefeito de São Lourenço do Sul (RS), Zelmute Marten.

O ICLEI — rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com a sustentabilidade urbana — tem Mato Grosso do Sul como principal associado na região Centro-Oeste. Segundo Perpétuo, o objetivo atual é alinhar as agendas de clima, biodiversidade e espécies migratórias, que convergirão na COP30.

O 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil segue até quinta-feira (23) com palestras e painéis na Faculdade Senai da Construção, em Campo Grande. Na sexta-feira (24), os participantes farão uma visita técnica ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) ou ao Bioparque Pantanal.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas