
Mato Grosso do Sul entrou na lista de estados sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para ocorrência de tempestades. O aviso de nível amarelo, emitido nesta quinta-feira (6), aponta possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em diversas regiões do estado até o fim do dia.
Segundo o Inmet, as chuvas podem chegar a 50 milímetros por dia, com rajadas de vento de até 60 km/h. Embora seja considerado um alerta de "perigo potencial", o instituto orienta que moradores fiquem atentos a mudanças bruscas no tempo e busquem abrigo durante as tempestades.
Além de Mato Grosso do Sul, o alerta amarelo também se estende a outros estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Tocantins e Espírito Santo.
Outros níveis de alerta - Para as regiões Sul e parte do Paraná, o Inmet emitiu alerta de nível laranja — mais grave — que segue até sexta-feira (7). Neste caso, a previsão é de chuvas ainda mais intensas, que podem ultrapassar os 100 mm/dia, além de ventos de até 100 km/h e maior risco de queda de granizo.
O instituto também publicou alertas pontuais para áreas do Nordeste e do Norte do Brasil, além de regiões litorâneas do Sul e Sudeste, onde há previsão de ventos costeiros fortes, especialmente no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e trechos do litoral paulista.
Em casos de tempestade, a orientação é evitar áreas abertas, abrigar-se em locais seguros e não utilizar equipamentos eletrônicos ligados à rede elétrica. A Defesa Civil local deve ser acionada em situações de emergência.

