
Campo Grande recebe nesta quinta-feira (23), na sede da Fiems, a etapa estadual da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, uma mobilização que percorre os 27 estados brasileiros para identificar e conectar soluções sustentáveis e tecnológicas com identidade regional. A ação é promovida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com a MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) e o Sebrae.

Segundo a organização, o evento visa reunir empresários, pesquisadores, representantes governamentais e lideranças do ecossistema de inovação para debater e impulsionar a transição ecológica e digital da indústria brasileira.
Em Mato Grosso do Sul, o foco será a transição energética, considerada estratégica pelo setor. “No Estado, o destaque está na transição energética, tema conduzido com o apoio do Centro de Sustentabilidade da Indústria, que atua na promoção de soluções sustentáveis e no avanço das energias renováveis", afirma Robson Del Casale, diretor de sustentabilidade da Fiems, responsável pela organização local.
Del Casale reforça ainda que o evento é uma oportunidade para conectar diferentes atores do setor produtivo e fomentar práticas inovadoras. “Queremos estimular a adoção de práticas inovadoras, ampliar o acesso a recursos para inovação e gerar propostas concretas para tornar o MS referência nacional em sustentabilidade industrial e eficiência energética”, completa.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria teve início em julho de 2025 e seguirá até março de 2026, quando os resultados serão apresentados no 11º Congresso de Inovação da Indústria. A proposta é construir um retrato das iniciativas que impulsionam a competitividade da indústria em todas as regiões do país. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link.
