
Uma jiboia filhote de cerca de um metro foi encontrada no forro do refeitório do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis), em Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (17). O animal foi resgatado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde receberá cuidados antes de voltar à natureza.

Apesar de não ser peçonhenta, a jiboia pode transmitir bactérias e, por isso, não deve ser manipulada pela população. A orientação da PMA é sempre acionar a corporação em casos de animais silvestres em áreas urbanas, pelo número (67) 99984-5013. Também é recomendado retirar os pets do local e nunca oferecer alimento aos bichos, prática conhecida como ceva.
No mesmo dia, os policiais atenderam outros chamados: uma seriema e uma anta foram resgatadas na região urbana da Capital. A anta, idosa e debilitada, apresentava ferimentos e também foi levada ao Cras para tratamento.
Segundo a PMA, o aumento de registros de jiboias em Campo Grande está ligado à expansão urbana, que pressiona os habitats naturais e faz os animais circularem em busca de alimento ou para atravessar entre parques.
Serviço
Resgate de animais silvestres: (67) 99984-5013
Animais mortos: acionar CG Solurb
Maus-tratos: denúncias à Polícia Militar Ambiental
