Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de dezembro de 2025 - 12h54
sesi
ALERTA

Inmet emite alerta de fortes chuvas para MS e outras regiões do país

Aviso vale até sexta-feira (19) e indica risco de ventos fortes, descargas elétricas e alagamentos em algumas áreas do Estado

18 dezembro 2025 - 10h00Redação
Mapa de MS está em alerta
Mapa de MS está em alerta - (Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas de chuva intensa para Mato Grosso do Sul e outras regiões do país nesta quinta-feira (18). O aviso vale até a manhã de sexta (19) e indica a possibilidade de chuvas fortes, ventos intensos e risco de alagamentos em diferentes pontos do Estado.

Canal WhatsApp

De acordo com o Inmet, as regiões Centro-Norte, Leste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul estão sob alerta amarelo, que representa perigo potencial. Nessas áreas, a previsão é de chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia e ventos que podem variar de 40 a 60 km/h.

Já para regiões do Leste e Centro-Norte do Estado, o órgão emitiu o alerta laranja, que indica risco maior de temporais com chuvas de até 100 milímetros por dia e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Esse tipo de condição pode causar queda de árvores, alagamentos, falta de energia e descargas elétricas.

Risco em outras regiões do país - Além de Mato Grosso do Sul, o alerta laranja também abrange estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Amazonas, Bahia e o Distrito Federal. Já o alerta amarelo se estende a áreas do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Piauí, Roraima e Pará.

O Inmet reforça que o risco maior está concentrado em regiões com solo encharcado, onde as chuvas podem causar alagamentos e deslizamentos de terra.

O instituto orienta que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar debaixo de árvores ou perto de placas e torres metálicas, por causa do risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a árvores, desligar aparelhos elétricos e retirar equipamentos da tomada durante tempestades.

Quem precisar de ajuda pode acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop