
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (4) alertas de chuva intensa para praticamente todas as regiões do Brasil, exceto a Sul. O alerta é válido até às 8h de sexta-feira (5) e prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h.
Nos estados sob alerta vermelho, considerados de maior risco, estão:
Minas Gerais: Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte
Espírito Santo: Região Central, Noroeste, Sul e Litoral Norte
Bahia: Região Sul
O Inmet adverte para grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em áreas vulneráveis. Em situações de perigo, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar alterações em encostas e permanecer em local seguro. Objetos e pertences devem ser protegidos da água, preferencialmente com sacos plásticos.
Nos estados sob alerta laranja — incluindo Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Roraima, Piauí, Maranhão, Amazonas e Distrito Federal — os riscos incluem cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. A orientação é evitar se abrigar debaixo de árvores durante ventos fortes, não estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda e desligar aparelhos elétricos.
Segundo o Inmet, as previsões para dezembro indicam volumes de chuva abaixo da média na maior parte da região Sul, enquanto áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devem registrar precipitações acima da média.

