Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de outubro de 2025 - 19h15
DP-Barros---Parabens-MS
MEIO AMBIENTE

Ibama cobra ajustes da Petrobras para liberar licença de exploração na Margem Equatorial

Plano de emergência precisa incluir detalhes sobre comunicação internacional em caso de vazamento de óleo

14 outubro 2025 - 14h35Renan Monteiro
Ibama exige novos ajustes no plano de emergência da Petrobras antes de liberar exploração na Margem Equatorial
Ibama exige novos ajustes no plano de emergência da Petrobras antes de liberar exploração na Margem Equatorial - Foto: Paula Moraes/Ibama
Terça da Carne

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Petrobras voltam a se reunir nesta quinta-feira (16), às 14h, para discutir pendências no licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59, localizado na Margem Equatorial, região considerada estratégica para a expansão da exploração de petróleo no Brasil.

Canal WhatsApp

De acordo com parecer técnico do Ibama e um ofício enviado à estatal nesta terça-feira (14), ainda existem "pendências e incertezas" no processo, principalmente nos Planos de Emergência Individual (PEI) e de Proteção à Fauna (PPF) apresentados pela Petrobras. A liberação da licença é considerada provável por integrantes do governo, desde que os pontos destacados sejam sanados.

Vazamento e resposta internacional - Um dos principais ajustes exigidos diz respeito à comunicação com países vizinhos em caso de vazamento de óleo, algo especialmente sensível pela localização do bloco, próximo à costa do Amapá e da fronteira com países da América do Sul.

O Ibama pediu que o PEI traga contatos específicos do Ministério das Relações Exteriores e também das autoridades ambientais de países que poderiam ser afetados por um eventual desastre ambiental. O órgão também solicitou mais clareza sobre a localização das embarcações que atenderiam emergências e seus respectivos tempos de resposta.

A equipe técnica do Ibama considera que o licenciamento está em fase final, e esse tipo de exigência é comum nesse estágio do processo. A expectativa é que, caso os ajustes sejam atendidos, a licença para a Petrobras iniciar a perfuração no bloco seja emitida nas próximas semanas.

O bloco FZA-M-59 é visto como uma das grandes apostas da estatal para aumentar a produção nacional de petróleo fora da já consolidada região do pré-sal. A Margem Equatorial, que se estende do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte, é considerada uma nova fronteira exploratória, com potencial de reservas similares às da Guiana e Suriname.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop