
Governo de Mato Grosso do Sul reforçou, ontem (2), o aparato do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul com viaturas e o ingresso de novos profissionais, fortalecendo o combate a incêndios urbanos e florestais no estado.
Em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o governo estadual oficializou a entrega de veículos destinados ao combate a incêndios e celebrou a formatura de 10 novos oficiais e 250 soldados temporários, um reforço importante para enfrentar os desafios de 2025. O investimento foi de R$ 5,2 milhões em equipamentos e logística.
Autoridades e novos oficiais do Corpo de Bombeiros celebram reforço na estrutura da corporação durante cerimônia em Campo Grande
O acréscimo de recursos e pessoal chega em momento crucial: em 2025, foram registrados mais de 1,6 mil focos de calor em Mato Grosso do Sul, pressionando os sistemas de proteção ambiental. A expectativa do governo é ampliar a capacidade de resposta e reduzir os impactos no bioma, especialmente nas regiões de Cerrado e Pantanal.
Novos veículos e estrutura ampliada - Foram entregues 10 unidades de resgate, uma para cada grupo de 100 mil habitantes, e 6 caminhonetes para atuação em áreas remotas do estado. As viaturas serão empregadas tanto em operações urbanas quanto em incêndios florestais, oferecendo mobilidade e suporte técnico às equipes.
Cerimônia no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo reuniu líderes estaduais e homenageou civis e militares com a medalha Imperador Dom Pedro II
O governo já mantém bases avançadas do Corpo de Bombeiros em pontos estratégicos do Pantanal, com a finalidade de garantir uma presença constante e ágil no combate a queimadas e incêndios ambientais. Com o novo lote de viaturas, espera-se ampliar a cobertura e reduzir o tempo de resposta.
A contribuição de pessoal é significativa: 10 oficiais recémformados e 250 soldados temporários concluíram o curso básico de capacitação em novembro. O treinamento incluiu combate a incêndios, salvamentos e atendimento préhospitalar. Entre os temporários, 10 foram especializados em tecnologia da informação, para atuar junto à Diretoria Telemática e Estatística.
Soldados temporários e oficiais recém-formados prontos para atuar nas operações do Corpo de Bombeiros em todo o estado
Agora, os oficiais assumirão postos nas unidades do Corpo de Bombeiros, aumentando a eficiência operacional. Já os militares temporários reforçarão o contingente de apoio, com foco em auxiliar nas demandas de emergência e no fortalecimento das ações preventivas.
Em seu discurso, o Eduardo Riedel destacou o significado do investimento no Corpo de Bombeiros: “Ressalto a importância dos investimentos que o Estado faz no Corpo de Bombeiro Militar, com as 10 unidades de resgate, uma para cada 100 mil habitantes, e as viaturas que vão fazer combate aos incêndios nas mais distantes regiões e localidades do Pantanal e do Cerrado, se juntando a outras tantas que já foram entregues.”
O governador ressaltou que o aumento da estrutura, de veículos, bases operacionais e pessoal, é fundamental para dar resposta rápida aos focos de calor que surgem, especialmente durante a estação seca, quando o risco de queimadas é maior.
Com investimentos de R$ 5,2 milhões, governo amplia estrutura de resposta rápida a emergências ambientais em MS
A visão da corporação - Para o comandantegeral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas, a combinação de recursos e novos agentes é uma “conquista” para a segurança da população sulmatogrossense: “A entrega das viaturas, a formatura dos oficiais e dos temporários, juntamente com a entrega da medalha é uma conquista. Trabalhamos pelo bem-estar da população sulmatogrossense.”
Segundo ele, a corporação agora está mais preparada para atuar tanto em emergências urbanas quanto em crises ambientais, com maior prontidão e capilaridade no território estadual.

