3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
SUSTENTABILIDADE

Fiems recebe selo prata por gestão ambiental e mira meta de carbono zero até 2030

Certificação nacional reconhece segundo inventário consecutivo de emissões da federação, que agora busca o selo ouro no Programa GHG Protocol

11 agosto 2025 - 09h30Da Redação
O diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale
O diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale - (Foto: Lorena Sone)

Fiems é destaque nacional na gestão das emissões de gases do efeito estufa e reforça meta de carbono zero para a indústria sul-mato-grossense até 2030. Pelo segundo ano consecutivo, a federação conquistou o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e organizações globais como o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD).

Canal WhatsApp

A certificação reconhece empresas que publicam um inventário completo das emissões de gases do efeito estufa (GEE), abrangendo todas as fontes de Escopo 1 e Escopo 2 - que incluem, respectivamente, as emissões diretas das operações e as indiretas, provenientes do consumo de energia. O selo confirma o compromisso contínuo da Fiems com a transparência, a gestão e a redução dos impactos ambientais.

Sede da Fiems, em Campo Grande, acompanha negociações e projeta efeitos positivos para a indústria sul-mato-grossense.Fiems recebe selo prata do GHG Protocol pelo segundo ano e busca ouro com meta de carbono zero até 2030.

Segundo o diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, o objetivo é avançar ainda mais: “Essa certificação representa mais uma conquista da Fiems, exatamente no sentido de buscar boas práticas e melhores metodologias existentes no mercado nacional e internacional, para que a gente possa replicar isso nas indústrias de Mato Grosso do Sul. O nosso próximo passo é buscar o selo ouro, com o objetivo muito claro que é o processo de descarbonização e as metas de carbono zero para 2030. Um compromisso do setor industrial com o estado”.

Transparência e crescimento da adesão - obtenção do Selo Prata garante que os dados da Fiems sejam publicados no Registro Público de Emissões, ferramenta que permite à sociedade acompanhar o desempenho ambiental das empresas.

De acordo com informações da FGV, o programa registrou um recorde de inventários na última edição: foram 1,3 mil documentos referentes a 2024, contra 986 do ano anterior. Além disso, mais empresas brasileiras aderiram à metodologia — 674 organizações publicaram seus inventários neste ano, frente a 568 no ciclo passado.

Esse crescimento, mesmo sendo uma iniciativa voluntária, indica que a pauta ambiental está ganhando cada vez mais relevância na gestão empresarial.

Criado para estimular a contabilização e divulgação das emissões de GEE, o Programa Brasileiro GHG Protocol oferece capacitação e adota padrões internacionais reconhecidos para monitoramento ambiental. O objetivo é garantir inventários de alta qualidade e promover uma cultura corporativa mais responsável em relação às mudanças climáticas.

A metodologia é considerada referência mundial e permite que as empresas identifiquem pontos de melhoria, implementem práticas sustentáveis e acompanhem a evolução de seus compromissos ambientais ao longo do tempo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop