
O céu será palco de um espetáculo raro neste domingo (7): o segundo eclipse lunar total do ano, considerado o mais longo desde 2022. O fenômeno terá duração de 1 hora e 22 minutos na fase total, mas não poderá ser visto do Brasil.

Quem quiser acompanhar poderá assistir à transmissão ao vivo pelo canal do Observatório Nacional no YouTube, dentro do programa “O Céu em sua Casa”, a partir das 12h (horário de Brasília).
Horários do eclipse (Brasília)
Início do eclipse penumbral: 12h28
Início do eclipse parcial: 13h27
Início do eclipse total: 14h31
Máximo do eclipse: 15h12
Fim do eclipse total: 15h53
Fim do eclipse parcial: 16h57
Fim do eclipse penumbral: 17h55
A fase de totalidade será visível em continentes como África, Ásia, Europa e Austrália. Estima-se que 6,2 bilhões de pessoas — cerca de 76% da população mundial — poderão observar o fenômeno.
Lua de sangue - O apelido popular de “Lua de Sangue” se deve à coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse. Isso ocorre porque a luz solar, ao passar pela atmosfera da Terra, tem os tons azuis e verdes filtrados, restando apenas os vermelhos e alaranjados.
Segundo a astrônoma Cristiane Costa, bolsista do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a intensidade da cor pode variar conforme a posição da Lua e as condições atmosféricas, como poeira e nuvens.
Próximos eclipses - O próximo eclipse solar ocorrerá em 21 de setembro de 2025. Já o próximo eclipse lunar total está previsto para os dias 2 e 3 de março de 2026.
