
O combate aos incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense está em andamento há 77 dias, com o Corpo de Bombeiros atuando em diversas áreas do bioma. Com o aumento dos focos de incêndio na última semana, as ações foram reforçadas pelo uso da aeronave ‘air tractor’, que lança água em áreas de difícil acesso e auxilia no reconhecimento das chamas.

No sábado (15), a aproximadamente 30 km de Corumbá, os bombeiros resgataram uma família de ribeirinhos cercada pelo fogo. A mãe e seus três filhos, de 10, 5 anos e 12 meses, foram levados em segurança para a cidade, e as equipes conseguiram proteger a residência e extinguir as chamas.
Com o aumento dos focos de incêndio na última semana, as ações foram reforçadas pelo uso da aeronave ‘air tractor’
Durante o fim de semana, uma equipe foi acionada pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em Campo Grande para monitorar e combater focos de incêndio florestal próximos a Corumbá. Utilizando embarcações para preservar pastagens e evitar a propagação do fogo, a equipe contou com o apoio da aeronave ‘air tractor’. No entanto, a vegetação densa e seca facilitou a rápida propagação das chamas, dificultando os esforços de combate.
Na área de adestramento do Rabicho, na região da Nhecolândia, bombeiros, fuzileiros navais e proprietários de fazendas colaboraram para controlar a frente de fogo vinda do Paraguai Mirim. No Formigueiro, à margem direita do Rio Paraguai, também foram realizadas ações de combate ao fogo.
A Operação Pantanal 2024 conta com mais de 100 bombeiros e militares, além do apoio do Exército e da Marinha. O incêndio na captação d'água em Corumbá foi controlado há cinco dias, melhorando a qualidade do ar na cidade. Em outras áreas, ações de combate continuam para controlar e extinguir os focos de incêndio restantes.
A Operação Pantanal 2024 conta com mais de 100 bombeiros e militares, além do apoio do Exército e da Marinha
Na Barra do Rio São Lourenço, a guarnição monitora um incêndio no estado de Mato Grosso, assegurando que as chamas não avancem para Mato Grosso do Sul. No Forte Coimbra, uma equipe conjunta de bombeiros e militares do Exército extinguiu um incêndio florestal, enquanto outra guarnição monitora um foco de incêndio na Bolívia, às margens do Rio Paraguai.
Desde 2 de abril, o Corpo de Bombeiros iniciou a fase de prevenção aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, com a instalação de bases em áreas estratégicas no Pantanal a partir de 15 de maio. Essas bases avançadas reduzem o tempo de resposta para ações de combate e monitoramento, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso, incluindo regiões na divisa com Mato Grosso e na fronteira com a Bolívia.
