
Campo Grande implantou através do Decreto n. 15.699, a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (Comec) no último dia 6 de outubro de 2023. O órgão irá fortalecer ações municipais que combatam eventos climáticos extremos e promover o diálogo sobre o clima na cidade.

Com uma natureza consultiva e de assessoramento, o Comec busca alinhar estratégias municipais relacionadas às mudanças climáticas, seguindo diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA).
Berenice Maria Jacob Domingues, diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), salientou a importância deste passo. “Os eventos climáticos afetam diretamente a vida dos cidadãos. Ao criar o COMEC, Campo Grande evidencia sua determinação em lidar proativamente com essas questões, enfatizando a importância da agenda climática”.
O recém-criado comitê engloba 21 órgãos e entidades, que unirão esforços para a concepção de planos e ações voltadas ao enfrentamento climático. Mariana Massud, diretora de planejamento e monitoramento da Planurb, ressaltou a necessidade de uma abordagem coletiva. "A temática climática exige diálogo e cooperação. Por isso, garantimos que todos os Conselhos Regionais da cidade sejam representados no COMEC".
Capacitação - Reforçando o compromisso com a questão climática, Campo Grande foi selecionada para um curso especializado sobre soluções em territórios urbanos vulneráveis. A capacitação, oferecida pelo Lincoln Institute of Land Policy e apoiada pelo WRI Brasil, focará na implementação de estratégias de redução de riscos urbanos.
