Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de outubro de 2025 - 15h57
MEIO AMBIENTE

Chuva e ação estratégica ajudam Bombeiros a conter incêndio no Parque das Nascentes em MS

Fogo teve início há duas semanas em área de difícil acesso e foi controlado com apoio de brigadistas, fazendeiros e mudanças no clima

8 outubro 2025 - 13h25Iury de Oliveira
Operação Pantanal
Operação Pantanal - (Foto: CBMMS)

A rápida resposta do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) tem sido fundamental no controle do incêndio florestal que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), localizado entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, no norte do estado.

Canal WhatsApp

O incêndio começou há cerca de 15 dias, com suspeita de ter sido provocado por uma descarga elétrica. Desde então, equipes da base avançada do CBMMS atuam diariamente no combate e monitoramento do fogo, especialmente em áreas de difícil acesso, como os cânions do parque.

Segundo o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), a estratégia adotada foi essencial para impedir que as chamas se alastrassem. “Desde o início do foco, estamos monitorando e foi estabelecida uma estratégia de contenção nas áreas de cânions. É inviável o acesso terrestre, com combate direto ao fogo, e pela ineficácia dos alijamentos de água com aeronaves, devido à geografia local. Por isso, construímos aceiros, linhas de defesa e usamos o fogo de supressão”, detalhou o oficial.

O cenário começou a mudar no último fim de semana com a chegada das chuvas, que ajudaram a reduzir significativamente as chamas. Desde o dia 7 de outubro, o fogo permanece ativo apenas em áreas já queimadas. As ações de contenção seguem firmes, com o Corpo de Bombeiros mantendo equipes no local, inclusive com atuação durante a noite.

Além do CBMMS, a operação no PENT também contou com o apoio da brigada de Alcinópolis — treinada pelos próprios bombeiros —, da prefeitura de Costa Rica, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de produtores rurais da região.

“Todos atuaram para conter o fogo na região dos cânions, evitando que o incêndio se propagasse para as áreas produtivas do entorno. Desde antes do surgimento do foco o Corpo de Bombeiros já tomava medidas para a proteção daquela área. As ações foram tomadas para segurança e realizadas naquilo que o terreno e a condição da vegetação permitiam. Temos relato de chuva em todo o parque desde ontem”, concluiu o major Eduardo Teixeira.

A presença contínua das equipes e o trabalho integrado entre instituições públicas e privadas mostram que a prevenção e resposta rápida são essenciais para proteger o bioma e minimizar os danos ambientais causados pelos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop