
Desde que assumiu a concessão de água e esgoto de Campo Grande em 2000, a Águas Guariroba realiza o tratamento de efluentes. A empresa trata 100% dos efluentes coletados nas residências e comércios da cidade, contribuindo significativamente para a qualidade ambiental da Capital.
Saiba Mais
- PRESERVAÇÃO HÍDRICA
IA permite à Águas Guariroba atuar preventivamente contra a estiagem
- PALESTRA
Águas Guariroba participa do Fórum MS Economia Inteligente com palestra sobre Saneamento Inteligente
- CAPITAL
Águas Guariroba abre inscrições para curso gratuito de encanador hidráulico
- CAPITAL
Águas Guariroba expande rede de esgoto em Campo Grande no 1º semestre
Um exemplo notável é o córrego Imbirussu, que apresenta níveis de qualidade melhorados após a devolução dos efluentes tratados pela concessionária. “Nós coletamos, tratamos com qualidade esse esgoto e devolvemos para os córregos de Campo Grande. O efluente entra e melhora a condição do córrego, então contribuímos diretamente no meio ambiente e na biodiversidade da Capital. Nenhuma ligação de esgoto é feita se não temos condições de tratar, e tudo que coletamos é tratado,” afirmou o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Atualmente, 100% da população de Campo Grande recebe água de qualidade em suas residências, e aproximadamente 93% já possui acesso à rede de esgoto. Com esses índices, a Águas Guariroba alcançou, com nove anos de antecedência, os objetivos do Marco Legal do Saneamento, que prevê 100% de rede de água e 90% de rede de esgoto para todos os municípios do país até 2033.
A cidade conta com duas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A maior, a ETE Los Angeles, trata 900 litros por segundo, enquanto a ETE Imbirussu, que utiliza tecnologia inédita no Brasil, trata 120 litros por segundo.
“Além de tratar 100% do esgoto que coleta, a Águas Guariroba segue padrões internacionais no processo, garantindo total confiabilidade perante órgãos ambientais. O laboratório de efluentes da concessionária foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber a Acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise,” explicou Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.


