Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de outubro de 2025 - 11h03
pmcg
JUSTIÇA FEDERAL

Campo Grande ganha Turma Regional da Justiça Federal e encurta caminho até o TRF3

Nova estrutura amplia acesso à segunda instância e atende causas previdenciárias, ambientais e sociais em MS

7 outubro 2025 - 08h41Ricardo Eugenio
Descerramento da placa marca oficialmente a criação da Turma Regional da 3ª Região em Mato Grosso do Sul, aproximando o TRF3 da população sul-mato-grossense.
Descerramento da placa marca oficialmente a criação da Turma Regional da 3ª Região em Mato Grosso do Sul, aproximando o TRF3 da população sul-mato-grossense.
Terça da Carne

Saiba Mais

Nesta segunda-feira (06 de outubro), uma cerimônia no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, marcou um momento histórico para a Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. Foi oficialmente instalada a Turma Regional da 3ª Região (TR-MS), primeira do tipo no estado e um avanço aguardado há décadas pela advocacia sul-mato-grossense.

Canal WhatsApp

A nova estrutura funcionará dentro da sede da Justiça Federal, no Parque dos Poderes. A primeira sessão está marcada para esta terça-feira, 7 de outubro. Inicialmente, a Turma julgará causas previdenciárias e contará com desembargadores e juízes federais convocados.

A TR-MS vai analisar processos que envolvem o Estado, nas áreas cível, agrária, ambiental, constitucional, administrativa, assistencial, tributária e previdenciária. Ficam de fora apenas as ações criminais e de improbidade administrativa. A descentralização foi aprovada em fevereiro deste ano pelo Órgão Especial do TRF3, com apoio unânime dos desembargadores.

A iniciativa foi formalizada pela Resolução nº 33/2025 e representa mais do que apenas uma nova sala de julgamento. O objetivo é dar acesso direto, rápido e igualitário à segunda instância da Justiça Federal, aproximando o julgamento dos cidadãos, principalmente em casos que envolvem populações tradicionais e questões ambientais, duas pautas comuns na região.

A cerimônia de instalação reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da sociedade civil e do sistema de Justiça. O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, destacou o simbolismo do momento. Ele lembrou que essa era uma reivindicação antiga da advocacia local e agradeceu ao TRF3 pela sensibilidade institucional.

Presidente da OABMS, Bitto Pereira, entrega homenagem ao desembargador Carlos Muta durante cerimônia de instalação da Turma Regional da Justiça Federal da 3ª Região, em Campo Grande.
Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, entrega homenagem ao desembargador Carlos Muta durante cerimônia de instalação da Turma Regional da Justiça Federal da 3ª Região, em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel também comemorou a novidade. Em seu discurso, ele ressaltou a importância de levar a Justiça Federal para perto de quem mais precisa. Lembrou do trabalho feito pelo ministro do STJ, Herman Benjamin, e pela desembargadora Marisa Santos, que ajudaram a construir esse avanço desde os bastidores.

O presidente do TRF3, desembargador Carlos Muta, explicou que a criação da Turma Regional foi pensada para fortalecer a presença do Judiciário no estado e garantir um julgamento mais eficiente, com base nas realidades locais. Segundo ele, Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro a receber esse tipo de descentralização, mas o único com ampla competência temática.

Autoridades do Judiciário, OAB e representantes da sociedade civil celebram a instalação da nova Turma Regional do TRF3, em cerimônia realizada no Bioparque Pantanal.
Autoridades do Judiciário, OAB e representantes da sociedade civil celebram a instalação da nova Turma Regional do TRF3, em cerimônia realizada no Bioparque Pantanal.

A partir de agora, advogados, cidadãos e servidores públicos terão acesso facilitado à segunda instância sem precisar sair do estado. E a Justiça, mesmo silenciosa, dá um passo firme em direção à cidadania.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas