
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) levou à internet nesta quartafeira (29) o workshop “Meu Lugar: Identidade, Racismo e Justiça”, voltado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual ProfessoraClarindaMendesdeAquino, em Campo Grande. A ação ocorreu em formato remoto pelo evento “Disseminando Boas Práticas”, promovido pelo CNJ.
Conduzido pela diretorageral do Tribunal, ChristianeTeresaPadoaLetteriello, o encontro utilizou abordagem psicodramática para debater identidade étnicoracial, racismo estrutural no Brasil e o protagonismo juvenil na construção de uma sociedade mais justa. As técnicas foram desenvolvidas pelas servidoras Sabrina Silva Sabino e Kelly Cristina Santana Queiroz Lopes.
A proposta faz parte das ações do TJMS alinhadas à Portaria CNJ nº100/2025, que trata da promoção da igualdade racial no Poder Judiciário. Segundo a coordenadora de Gestão Estratégica, JosianyAngélicaOliveira, o objetivo é dar espaço para refletir sobre discriminação dentro das escolas e inspirar jovens a assumir papéis ativos contra o racismo.
