
TJMS realiza o primeiro curso de Gestão de Cejuscs - (Foto: TJMS)
Saiba Mais
Começou nesta quinta-feira, 9 de novembro, o primeiro curso de Gestão de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Mato Grosso do Sul. As aulas foram ministradas ontem e hoje (10), totalizando 16 horas-aula, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do MS.

Promovido pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o curso objetiva aprimorar a gestão dos magistrados e servidores coordenadores dos Cejuscs do judiciário sul-mato-grossense. Ao todo, 26 participantes, entre magistrados e servidores coordenadores dos Cejuscs, estão presentes na capacitação.
A criação do curso se deve à importância de alinhar a gestão e aprimorar os conhecimentos dos profissionais envolvidos na coordenação dos Cejuscs do Poder Judiciário do MS e isso contribuirá para a disseminação da política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses e para a excelência dos serviços prestados.
Dividido em seis unidades, o curso aborda uma variedade de temas relevantes. As duas primeiras unidades foram ministradas pela juíza Valéria Ferioli Lagrasta (TJSP). Essas unidades apresentam conteúdos como a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse e Cejusc, além das características e princípios da mediação e da conciliação.
A terceira unidade, ministrada na manhã desta sexta-feira, foi responsabilidade Caroline de Araújo Ascoli Freitas e Nataly Benjoino Ferraz Fraiha, ambas servidoras do TJMS lotadas no Cejusc/TJ. Elas abordaram o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e Estatística do Cejusc.
As últimas três unidades do curso foram novamente conduzidas pela juíza Valéria Ferioli Lagrasta e, nessa etapa, foram apresentados temas como gestão do CEJUSC, gestão de pessoas no CEJUSC, escolas da mediação e o Código de Ética.
Importante ressaltar que a ação formativa reforça o compromisso do Des. Vilson Bertelli, coordenador-geral do Nupemec e da Justiça Restaurativa, de aprimorar o trabalho efetivado pelo Núcleo.
