
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tem reforçado a proteção às mulheres em situação de violência por meio do uso de tecnologia e integração entre órgãos. O projeto IntegraJus Mulher, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil e Polícia Militar, permite o monitoramento das medidas protetivas de urgência por meio de um Painel de Business Intelligence (BI).
O painel transforma dados brutos em informações estratégicas, possibilitando o acompanhamento em tempo real do cumprimento das medidas, a geração de relatórios e a avaliação de metas. Ele também identifica problemas operacionais, permitindo a adoção de medidas corretivas rápidas. Com isso, o sistema contribui para reduzir a revitimização e aumentar a eficácia do enfrentamento à violência doméstica.
O IntegraJus Mulher aprimora o fluxo de tramitação das medidas protetivas com recursos como intimações eletrônicas, interoperabilidade entre sistemas, assinaturas digitais e distribuição automática dos processos. O programa ainda garante que todas as medidas protetivas sejam cumpridas em até 48 horas, com a atuação de policiais civis e militares como oficiais de justiça ad hoc, aumentando a efetividade das diligências.
A integração entre Judiciário e órgãos de segurança pública fortalece o combate à violência contra a mulher, proporcionando respostas mais céleres, precisas e estratégicas em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

