3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
JUSTIÇA

TJMS Implanta Link Redundante para Garantir Estabilidade e Agilidade nos Serviços Judiciais

Tecnologia de comunicação por rede de dados assegura maior segurança e continuidade nos sistemas processuais e administrativos em todas as comarcas

15 agosto 2025 - 19h15TJMS
TJMS Implanta Link Redundante para Garantir Estabilidade e Agilidade nos Serviços Judiciais.
TJMS Implanta Link Redundante para Garantir Estabilidade e Agilidade nos Serviços Judiciais. - (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) acaba de concluir a instalação de um sistema de comunicação mais robusto e seguro em todas as suas comarcas, com a implementação de link redundante. Essa tecnologia visa garantir maior estabilidade e eficiência no uso de sistemas judiciais e administrativos, como o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), SEEU, Microsoft Teams, e em breve o eproc e Sei.

Canal WhatsApp

A principal vantagem dessa tecnologia é a criação de uma rede de dados com dois links de comunicação independentes, fornecidos por operadoras distintas. Caso o link principal sofra qualquer instabilidade, o sistema automaticamente alterna para o link redundante, evitando quedas no serviço e garantindo a continuidade do acesso aos sistemas.

Essa medida, que já está em operação, visa a redução de falhas no sistema e a eliminação da paralisação de serviços essenciais, como os processos judiciais e administrativos. Além disso, os novos links têm capacidade ampliada para atender a demandas futuras, incluindo tecnologias como videoconferências, acesso Wi-Fi para partes interessadas, treinamentos online para servidores e magistrados, e a incorporação de inteligência artificial.

Liriane Nogueira, diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TJMS, explicou como funciona a redundância: “A redundância de link MPLS é como ter duas estradas diferentes ligando o mesmo ponto A ao ponto B. Se uma estrada (link principal) der problema, o sistema usa automaticamente a outra estrada (link redundante), sem parar as entregas, que, no caso, são os sistemas e a internet.”

O novo modelo de comunicação também permite maior eficiência no tráfego de dados, com os dois links funcionando em conjunto para distribuir a carga de forma mais equilibrada e melhorar a experiência dos usuários. Esse investimento é parte de um processo maior de transformação tecnológica do TJMS, que segue as diretrizes do presidente, Desembargador Dorival Renato Pavan, voltadas para a melhoria dos serviços prestados à população e à segurança das informações.

Com a implementação do link redundante, o TJMS reforça seu compromisso de tornar os serviços judiciais mais ágeis, seguros e modernos, atendendo às necessidades da população e dos profissionais do direito com maior eficiência.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop