
Entre os dias 10 e 14 de novembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) participou do XVII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), realizado em São Luís (MA). Durante o evento, o Judiciário sul-mato-grossense apresentou os resultados da “Sala Lilás” de Corumbá, projeto voltado ao acolhimento humanizado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual.
A comitiva foi composta pelas juízas Tatiana Said, Bruna Tafarelo, Penélope Mota Calarge Regasso, Lídia Geanne Ferreira e Cândido, além do juiz Luciano Beladelli. O encontro reuniu magistrados de todo o Brasil e promoveu palestras, debates e compartilhamento de boas práticas, com foco na prevenção da violência e garantia de acesso qualificado à Justiça.
O tema central desta edição foi: “Como a educação e a comunicação podem ser instrumentos para a erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres?”. A juíza Tatiana Said, colaboradora da Coordenadoria Estadual da Mulher, destacou que a participação no Fonavid foi “fundamental para atualização das diretrizes e intercâmbio de experiências com outros tribunais”. Segundo ela, a comunicação tem papel essencial na conscientização das vítimas e na quebra do silêncio.
Já a juíza Bruna Tafarelo, titular da 2ª Vara Cível e Criminal de Chapadão do Sul, participou do painel “Estereótipos de gênero nas decisões judiciais e seus reflexos nos processos de família”. Ela avaliou como um dos pontos altos do fórum o protagonismo de mulheres que vivenciaram a violência, compartilhando suas histórias e contribuindo com reflexões.
Durante o evento, o presidente do Fonavid, juiz Francisco Tojal Dantas Matos (TJPE), destacou a adesão do TJMS à campanha “Todos Por Elas”, de combate à violência contra a mulher.
A primeira Sala Lilás do TJMS foi inaugurada em fevereiro de 2022 na comarca de Corumbá, sob coordenação da juíza Luíza Vieira Sá de Figueiredo. O espaço foi planejado para oferecer atendimento humanizado, com ambiente acolhedor em tons de lilás e área exclusiva para crianças. Devido aos resultados positivos, o modelo tem sido replicado em outras comarcas do Estado.


