
Na manhã desta segunda-feira (13), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu início ao 47º Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A abertura foi conduzida por Deise Moura Mathias, diretora da Secretaria do Nupemec e da Justiça Restaurativa.

O curso tem como objetivo ensinar conceitos essenciais e promover atividades práticas para preparar mediadores e conciliadores a conduzir sessões de conciliação, seguindo a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses (Resolução nº 125/2010 do CNJ) e os parâmetros da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam, Resolução nº 6/2016).
O programa é coordenado pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, que destacou a relevância da capacitação. "Após a conclusão dos módulos teórico e prático, os participantes terão um papel fundamental na autocomposição de conflitos", afirmou.
A formação, que ocorrerá durante toda a semana, contará com formadores especializados, como Caroline de Araújo Ascoli Freitas, especialista em mediação e gestão de conflitos, e Marcelo Frances Pinheiro de Oliveira, mediador judicial e fundador da Câmara Privada TA Mediação Online. Toda a programação tem coordenação pedagógica de Aline Ferreira de Campos e utiliza metodologias ativas, estimulando a participação dos vinte inscritos nesta edição.
A juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, coordenadora-adjunta do Nupemec, reforçou a importância da formação para a criação de uma jurisdição consensual, que valoriza a autonomia das partes e auxilia magistrados sobrecarregados, proporcionando soluções mais colaborativas e eficazes para os conflitos judiciais.
Excepcionalmente, o curso está sendo realizado no auditório da Escola Judicial do TJMS, em parceria com o Nupemec, já que a sala do Núcleo está ocupada com a Formação de Facilitadores da Justiça Restaurativa.
