bonito
COTAS RACIAIS

TJMS analisa candidatos negros para concursos de juiz e cartório

Quem se declarou negro nos exames nacionais pode passar por nova verificação

10 março 2025 - 18h13
TJMS avalia autodeclaração de candidatos negros no ENAM e ENAC; resultados saem nesta semana e entrevista presencial será em 28 de março.
TJMS avalia autodeclaração de candidatos negros no ENAM e ENAC; resultados saem nesta semana e entrevista presencial será em 28 de março. - (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (10), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) fez a primeira análise da autodeclaração racial de 69 candidatos que querem disputar vagas de juiz e dono de cartório. A avaliação é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir que as cotas raciais sejam respeitadas nos concursos públicos.

Canal WhatsApp

Nessa primeira etapa, os membros da Comissão de Heteroidentificação analisaram fotos e documentos dos candidatos para conferir se eles realmente se encaixam nos critérios de cotas. O resultado dessa análise será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da Justiça. Quem não for aprovado agora terá uma entrevista presencial no dia 28 de março, no próprio TJMS.

A comissão, criada em 2024, segue regras nacionais para validar se os candidatos podem concorrer pelo sistema de cotas. O grupo é liderado pelo juiz Eduardo Augusto Alves e tem maioria de integrantes negros, além de garantir diversidade de gênero.

Os dois exames analisados são obrigatórios para quem quer disputar concursos de juiz e cartório no Brasil. As provas do Exame Nacional dos Cartórios (ENAC) acontecem em 27 de abril, e as do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) em 18 de maio.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop