
De 13 a 15 de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, em São Luís (MA), o II Encontro Nacional do Comitê Nacional PopRuaJud. Com o tema Justiça Emancipatória e Liberdades Substitutivas, o evento pretende ampliar o debate sobre políticas de inclusão e garantir o acesso à Justiça para pessoas em situação de rua.

O encontro será realizado na Fundação da Memória Republicana, com oficinas na Universidade Ceuma Renascença. As atividades irão discutir propostas enviadas previamente, todas alinhadas à Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua.
A organização estima a participação de até 300 pessoas, que serão divididas em grupos de trabalho por eixos temáticos. O objetivo é construir soluções conjuntas que assegurem o exercício pleno dos direitos dessa população.
Paralelamente, será entregue o II Prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud. A premiação busca reconhecer projetos já em execução por tribunais e órgãos do sistema de Justiça que apresentem soluções inovadoras e eficazes para melhorar o acesso à Justiça, com abordagem humanizada.
Com a segunda edição, o CNJ pretende consolidar a política PopRuaJud como referência nacional no desenvolvimento de ações inclusivas, garantindo maior autonomia e participação para pessoas em vulnerabilidade social.
