
Neste domingo, 28 de setembro, acontece a aplicação da prova do 2º Exame Nacional dos Cartórios (Enac) em todas as capitais do país, incluindo Campo Grande, onde será o ponto de aplicação em Mato Grosso do Sul. A avaliação é organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Enac recebeu 9.195 inscrições de candidatos interessados em obter a certificação obrigatória para quem deseja participar de concursos de cartórios em todo o Brasil.
O exame será composto por 100 questões objetivas, abrangendo áreas como:
Direito constitucional
Direito civil
Direito penal
Direito administrativo
Direito tributário
Registros públicos
Direito processual civil e penal
Direito empresarial
Conhecimentos gerais
A prova tem caráter eliminatório, ou seja, não há classificação por nota, apenas o critério de aprovação.
Para garantir a habilitação, o candidato precisa acertar pelo menos 60% da prova. Pessoas que se autodeclaram negras, indígenas, quilombolas ou com deficiência precisam atingir mínimo de 50%.
O certificado de habilitação será emitido pelo CNJ e terá validade de seis anos. Só com ele é possível concorrer a vagas de delegatário (titular de cartório) em concursos públicos realizados pelos Tribunais de Justiça.
Entre os mais de 9 mil candidatos, a diversidade de perfis se destaca:
1.493 candidatos se autodeclararam negros
511 pessoas com deficiência
10 indígenas
2 quilombolas
Onde conferir o local de prova
Os candidatos podem consultar seus locais de prova diretamente no site da FGV, que é responsável pela aplicação da prova.
