Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de janeiro de 2026 - 18h11
sesi
PODER JUDICIÁRIO

Prazos processuais voltam a correr no Judiciário de MS a partir desta quarta

Retomada marca fim do recesso forense e normalização das audiências e julgamentos

20 janeiro 2026 - 16h40
Retomada da contagem dos prazos marca volta da rotina completa no Judiciário de Mato Grosso do Sul
Retomada da contagem dos prazos marca volta da rotina completa no Judiciário de Mato Grosso do Sul - (Foto: TJMS)

A contagem regular dos prazos processuais no Judiciário de Mato Grosso do Sul será retomada a partir desta quarta-feira, dia 21 de janeiro. Com isso, o sistema judiciário estadual passa a operar plenamente dentro da rotina forense, após o período de recesso previsto em lei.

Canal WhatsApp

Embora o expediente do Poder Judiciário sul-mato-grossense esteja em funcionamento desde o dia 7 de janeiro, os prazos processuais permaneceram suspensos até esta terça-feira (20). A medida segue o que determina o Código de Processo Civil, que estabelece a paralisação da contagem de prazos durante o recesso forense.

O recesso teve início em 20 de dezembro de 2025. Durante esse período, não foram realizadas audiências nem sessões de julgamento, mas o Judiciário manteve o atendimento a demandas consideradas urgentes, garantindo a preservação de direitos e a apreciação de medidas que não podiam aguardar o retorno da rotina normal.

Mesmo com a suspensão dos prazos, advogados tiveram acesso aos processos e puderam consultar autos e obter cópias. Além disso, o funcionamento interno do Judiciário foi mantido, com despachos, decisões e acórdãos sendo proferidos e disponibilizados de forma eletrônica, sem prejuízo às partes envolvidas.

A retomada da contagem dos prazos marca o retorno completo das atividades forenses. Com isso, voltam a ocorrer audiências na primeira instância e sessões de julgamento no segundo grau, restabelecendo o fluxo regular dos processos em tramitação no Estado.

A normalização é aguardada principalmente por advogados e partes que dependem do andamento formal dos prazos para manifestações processuais, recursos e cumprimento de determinações judiciais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop