
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) celebrou seus 190 anos de criação na manhã desta sexta-feira (5) com uma solenidade no Comando-Geral da corporação, em Campo Grande. O evento foi marcado pela entrega de Medalhas e Insígnias do Mérito a autoridades civis e militares que contribuíram para a segurança pública do Estado.

Entre os homenageados estavam os magistrados do Tribunal de Justiça de MS (TJMS): o desembargador Alexandre Branco Pucci, o juiz auxiliar da Presidência Thiago Nagasawa Tanaka e o juiz da comarca de Rio Verde de Mato Grosso, Rafael Gustavo Mateucci Cassia. Eles receberam a Medalha do Mérito, destinada a autoridades de outras forças em reconhecimento ao apoio dado à sociedade e à corporação.
Ao todo, 229 pessoas foram condecoradas, sendo 167 policiais militares e bombeiros estaduais e 62 autoridades civis e de outras forças militares. As honrarias foram divididas em quatro categorias:
Medalha do Mérito para autoridades civis e militares de outras forças;
Medalha do Mérito para militares da PMMS;
Insígnia do Mérito para autoridades civis e militares de outras forças;
Insígnia do Mérito para militares da PMMS.
As condecorações foram concedidas com base nos Decretos “P” nº 1.138 e nº 1.139, de 1º de setembro de 2025, assinados pelo governador Eduardo Riedel.
A cerimônia foi conduzida pelo comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), do presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, além de representantes dos três poderes.
