Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de outubro de 2025 - 16h27
FIEMS
CAPACITAÇÃO

Nupemec inicia etapa presencial do 8º Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa

Formação capacita 20 alunos para mediar conflitos e aplicar técnicas de diálogo e círculos restaurativos

13 outubro 2025 - 13h30TJMS
Alunos participam da etapa presencial do 8º Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa, promovido pelo Nupemec
Alunos participam da etapa presencial do 8º Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa, promovido pelo Nupemec - Foto: TJMS

Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec) iniciou nesta segunda-feira (13/10) a etapa presencial do 8º Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos Restaurativos. A primeira fase do curso ocorreu entre 26 de setembro e 10 de outubro, na modalidade online.

Canal WhatsApp

A abertura foi conduzida pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, coordenador-geral do Nupemec, com participação remota da juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, coordenadora adjunta, e da diretora da Secretaria do Nupemec, Deise Moura Mathias.

José Ale ressaltou que a Justiça Restaurativa complementa a Justiça comum, promovendo a resolução de conflitos por meio do diálogo. “É um caminho que amplia as possibilidades de solução de conflitos e fortalece as relações humanas”, afirmou. Segundo ele, a prática estimula reflexão, responsabilização e reparação dos danos causados.

A juíza Luiza Sá destacou a importância da consensualidade, envolvendo vítima, ofensor e comunidade. “O objetivo é reparar danos que nem sempre são materiais, muitas vezes emocionais, promovendo soluções efetivas, inclusive na esfera criminal”, explicou.

O curso prepara os participantes para atuar como facilitadores do diálogo, desenvolvendo habilidades como empatia, responsabilidade e escuta ativa. Além disso, ensina técnicas práticas de círculos restaurativos e conferências entre vítimas e ofensores, promovendo convivência pacífica e prevenção de novos conflitos.

Com 20 alunos, a formação totaliza 100 horas-aula: 30 online, 40 presenciais práticas e 30 de estágio supervisionado. Os instrutores são Luana Sena Silva Battilani, Márcia Regina Soares Pereira, Renato Fraulob Pissini, Rosimar Maria da Silva e Thiago Francisco Menezes Alves Vieira.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop