
O desafio de fazer Justiça no Brasil passa cada vez mais pela capacidade de inovar. E foi com esse olhar que o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, se tornou um dos quatro finalistas da categoria Liderança Exponencial no Prêmio Inovação J.Ex – Edição 2025. A cerimônia foi realizada na manhã de ontem, segunda-feira (24), em Brasília (DF).
O reconhecimento veio pelo conjunto de ações voltadas à modernização da Justiça sul-mato-grossense. Desde o início de sua gestão, Pavan tem promovido mudanças profundas, com foco em processos mais transparentes, acessíveis e eficientes. Para especialistas e avaliadores de instituições como USP, FGV e Fundação Instituto de Administração (FIA), o TJMS hoje é referência nacional na aplicação de tecnologia, ética e boas práticas no Poder Judiciário.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan, recebe o troféu de finalista na categoria Liderança Exponencial durante a cerimônia do Prêmio Inovação J.Ex – Edição 2025, realizada ontem (24), em Brasília.
Entre as principais inovações está a adoção do sistema eproc, que substituiu o modelo anterior de controle de processos. Também houve a modernização da administração interna com o SEI, além da regulamentação de intimações por WhatsApp em casos de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.
Mas o projeto de Pavan vai além da digitalização. A gestão criou núcleos para acolhimento de vítimas de assédio e discriminação, além de canais diretos para denúncias de racismo institucional. Também firmou acordos com órgãos como a SPU, Agehab e Defensoria Pública da União para acelerar a regularização fundiária urbana no estado.
A atuação ganhou contornos filosóficos e práticos ao mesmo tempo: enquanto reforça os pilares éticos da Justiça, o tribunal amplia o alcance social de suas ações. Em um momento em que o Judiciário busca resgatar sua legitimidade, a gestão de Dorival Pavan aposta em um caminho de transformação permanente.
“Essa é uma construção coletiva, baseada no trabalho sério de magistrados, servidores e colaboradores que acreditam na transformação institucional”, declarou o desembargador após o anúncio do prêmio.
O evento contou com mais de 600 projetos inscritos de tribunais de todo o país. O prêmio é promovido com apoio da FIA e reconhece ideias capazes de melhorar a prestação de serviços da Justiça à população.

Da esquerda para a direita: o juiz Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, o juiz Luciano Beladelli e o desembargador Dorival Renato Pavan durante a entrega do troféu na cerimônia do Prêmio Inovação J.Ex – Edição 2025, realizada ontem (24), em Brasília.
O juiz Luciano Beladelli, da comarca de Anastácio.Além de Dorival, o juiz Luciano Beladelli, da comarca de Anastácio, também foi premiado na cerimônia. Ele ficou em terceiro lugar na categoria Inovação na Gestão com o projeto DERP – Desenvolvendo Pessoas, Entregando Resultados, Respeitando e Protegendo Pessoas. A proposta valoriza o servidor e aprimora o funcionamento interno do fórum.
Beladelli passou por duas fases de avaliação: a primeira, para escolha dos finalistas; a segunda, com a soma das médias das bancas examinadoras. “Ver nosso trabalho reconhecido nacionalmente nos motiva a continuar. Estar entre os três melhores do país é motivo de muito orgulho”, afirmou.
Com iniciativas que unem tecnologia, humanização e responsabilidade social, o TJMS mostra que inovação no Judiciário não é um fim em si, mas um meio para garantir o acesso pleno à Justiça.


