
Prevista para começar no início de 2026, a reforma tributária já movimenta profissionais e instituições de ensino. Para ajudar na compreensão das novas regras fiscais, a Faculdade Insted, em Campo Grande, promove a partir de hoje (20) o curso “Entendendo a Reforma Tributária”.

Com duração de 12 horas, a formação será oferecida nos formatos presencial e online, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da instituição.
O curso é voltado a empresários, gestores públicos e privados, advogados, contadores e demais interessados em compreender os impactos das mudanças. A coordenação é do desembargador do TJ/MS e especialista em Direito Tributário, Ary Raghiant Neto.
“Vamos tratar dos principais pontos da Emenda Constitucional 132/23, da nova Lei Complementar 214/25 e do Projeto de Lei 108, que ainda está em tramitação. A ideia é mergulhar de forma prática no novo sistema que vem aí”, explica Raghiant.
Além da teoria, o curso busca oferecer ferramentas práticas para lidar com a transição. Segundo Alexandre Raslan, coordenador das pós-graduações jurídicas da Insted, a reforma exige atenção não apenas por sua dimensão, mas também pela complexidade.
“Essa não é uma mudança simples. Vai haver um período de transição considerável, e muitos setores vão sentir impactos diretos. Nosso foco é preparar os participantes para identificar riscos e oportunidades nesse novo cenário”, ressalta Raslan.
Tópicos que serão abordados no curso:
Aspectos gerais da reforma tributária
Papel do Comitê Gestor no novo sistema
Mudanças no IBS e na CBS
Formas de pagamento, cashback, apuração de créditos e Simples Nacional
Aplicação do Imposto Seletivo
Regimes diferenciados de tributação
Impacto da reforma no agronegócio
Contencioso administrativo e judicial no novo modelo
As aulas acontecerão de forma híbrida, permitindo que profissionais de diferentes regiões participem.
