A programação conta com apresentações sobre a estrutura do Nugepnac, suas duas coordenações, de Precedentes (Coprec) e de Ações Coletivas (Coac), e o funcionamento de sistemas e ferramentas desenvolvidas para qualificar a gestão da informação jurídica, como painéis de Business Intelligence e plataformas de identificação automatizada de temas. Também estão sendo abordadas ações formativas voltadas a magistrados e servidores, estratégias de interlocução com tribunais superiores e iniciativas para disseminação de precedentes, como cartilhas, boletins e publicações especializadas.
Ao longo dos dois dias, os representantes do TJMS participam de exposições sobre temas como interlocução entre órgãos julgadores, admissibilidade de recursos, tramitação de IRDRs e IACs, formação de precedentes locais e gestão de ações coletivas, com foco no saneamento de cadastros e no protocolo de atuação.
Durante o encontro, o vice-presidente do TJMS, desembargador Fernando Mauro Marinho, agradeceu a recepção da 1ª Vice-Presidência do TJMG e destacou a importância do intercâmbio. "Viemos aqui para conhecer o Nugepnac e estamos muito satisfeitos e bem acolhidos. O objetivo é aprender com essa experiência e logo estruturar o setor em nosso Tribunal", afirmou.
A juíza auxiliar da Vice-Presidência, Ellen Priscile Evangelista Xandu, também ressaltou a relevância da troca de experiências. "O Nugepnac do TJMG é reconhecido como referência nacional. Viemos observar o que é feito aqui e replicar, de forma proporcional, no TJMS. Também compartilhamos nossos projetos, enriquecendo essa troca de conhecimentos", destacou.
Integram a comitiva sul-mato-grossense, além do vice-presidente do TJMS e da juíza auxiliar da Vice-Presidência, os assessores Gisely Ortiz e João Carlos Lima de Oliveira, e a servidora do Nugepnac Layla Cristina La Picirelli de Arruda. O grupo foi recebido pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, e por integrantes das equipes técnicas do núcleo mineiro.
A visita da comitiva do TJMS integra a estratégia institucional da Vice-Presidência de fomentar o aperfeiçoamento da gestão judiciária por meio da articulação com outros tribunais, visando à uniformização da jurisprudência e à melhoria contínua da prestação jurisdicional.
