3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
DIREITOS HUMANOS

Projeto 'Cartório 60+' é lançado em MS para garantir atendimento mais humanizado a idosos

Iniciativa da Corregedoria de Justiça em parceria com a Anoreg-MS busca ampliar proteção e inclusão nas serventias extrajudiciais do Estado

16 junho 2025 - 17h00Da Redação
Projeto Cartório 60+ visa qualificar atendimento e reforçar proteção a idosos em cartórios de Mato Grosso do Sul
Projeto "Cartório 60+" visa qualificar atendimento e reforçar proteção a idosos em cartórios de Mato Grosso do Sul - (Foto: ABrasil)

Atendimento mais cuidadoso e respeitoso aos idosos passa a ser prioridade nos cartórios de Mato Grosso do Sul. Foi lançado nesta segunda-feira (16) o projeto “Cartório 60+ – Proteção Integral da Pessoa Idosa nos Serviços Extrajudiciais”, durante webinário promovido pela Corregedoria-Geral de Justiça do MS, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-MS).

Canal WhatsApp

A proposta visa garantir acolhimento especializado nas serventias extrajudiciais, com foco em inclusão, dignidade e autonomia para pessoas com 60 anos ou mais, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, conforme previsto na Constituição Federal, no Estatuto do Idoso e na Resolução nº 520/2023 do CNJ.

Cartórios com atendimento mais inclusivo - Cartórios que se destacarem no cumprimento das diretrizes receberão o Selo Cartório 60+, uma certificação que reconhecerá boas práticas em áreas como acessibilidade, qualificação de funcionários e atenção humanizada. A regulamentação para a concessão do selo ainda será detalhada, mas a meta é incentivar o compromisso com o bem-estar da população idosa.

Durante o lançamento, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, corregedor-geral de Justiça, apresentou uma cartilha educativa que será utilizada na formação dos escreventes por meio da Escola de Escreventes da Anoreg-MS. O material didático abordará formas de melhorar o atendimento e a escuta ativa de idosos em cartórios.

“Precisamos garantir não apenas o acesso à Justiça, mas também o respeito integral à pessoa idosa em todos os ambientes de atendimento público”, destacou Florence.

O evento online, transmitido pelo CanalCor, também trouxe reflexões importantes sobre a realidade da população idosa no país. A juíza Katy Braun, titular da Vara do Idoso de Campo Grande, chamou atenção para a violência patrimonial e financeira cometida contra idosos, muitas vezes dentro da própria família.

“Não se trata apenas de garantir um atendimento educado. É necessário proteger o idoso contra abusos e interferências em sua autonomia”, alertou a magistrada.

Também participaram do lançamento o presidente da Anoreg-MS, Leandro Corrêa, e o tabelião Elder Gomes Dutra, responsável pela Escola de Escreventes.

O projeto “Cartório 60+” segue as Diretrizes Estratégicas da Corregedoria Nacional de Justiça para 2025, em especial os eixos que tratam da inclusão social, proteção a minorias e da promoção de parcerias institucionais para melhoria dos serviços oferecidos pelo Judiciário e seus auxiliares.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop