
A Carreta da Justiça, unidade móvel do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), beneficiou mais de 650 pessoas durante atendimentos realizados na semana passada nos municípios de Paraíso das Águas e Jaraguari. A estrutura itinerante oferece serviços jurídicos gratuitos a comunidades do interior do Estado.
Em Paraíso das Águas, nos dias 2 e 3 de fevereiro, 358 pessoas foram atendidas. Ao longo dos dois dias, foram abertas 42 ações processuais.
A maior parte dos pedidos foi para reconhecimento de união estável e conversão em casamento, com 30 registros. Também houve seis retificações de registro, três reconhecimentos de paternidade, duas ações de alimentos e um divórcio.
No município, a Defensoria Pública realizou 30 atendimentos e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contabilizou 80 serviços prestados.
Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a Carreta da Justiça esteve em Jaraguari. Ao todo, 297 pessoas receberam atendimento e 29 ações processuais foram abertas.
Entre elas, 21 processos de reconhecimento de união estável e conversão em casamento, quatro divórcios, dois reconhecimentos de paternidade, uma ação de alimentos e uma retificação de registro.
O TRE realizou 108 atendimentos na cidade, enquanto a Defensoria Pública registrou 28 serviços prestados.
Os próximos destinos da Carreta da Justiça serão Caracol, nos dias 16 e 17 de março, e Guia Lopes da Laguna, nos dias 19 e 20.
Para utilizar os serviços, é necessário fazer agendamento prévio pelo WhatsApp (67) 98462-8249.
A Carreta da Justiça percorre o interior de Mato Grosso do Sul com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do Judiciário, especialmente em localidades onde não há fórum instalado.
Adaptada para funcionar como um fórum itinerante, a unidade oferece orientações jurídicas e permite a formalização de acordos de pensão alimentícia, cobrança, guarda de filhos, divórcio, reconhecimento de união estável e de paternidade. Também pode julgar ações cíveis, criminais e de juizados especiais.
