
Na quarta-feira (3), teve início em Campo Grande a etapa presencial da Caravana de Inovação, iniciativa da Advocacia-Geral da União (AGU) que percorre o país promovendo debates sobre inovação na advocacia pública e no setor público brasileiro. A abertura ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal e contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de instituições de ensino e órgãos de controle.

O desembargador Marco André Nogueira Hanson, diretor-geral da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, na solenidade.
Objetivo do evento
O projeto, idealizado pelo Laboratório de Inovação da AGU (Labori), busca consolidar uma rede nacional de inovação jurídica voltada para a advocacia pública, estimulando o uso de tecnologia, gestão colaborativa e transformação digital.
A etapa sul-mato-grossense começou em formato virtual no mês de agosto e, agora, segue com atividades presenciais nos dias 3, 4 e 5 de setembro, na capital. A programação inclui oficinas práticas, palestras, mesas-redondas e desafios inovadores.
Participação de grandes empresas e especialistas
Durante os três dias de evento, especialistas de diversas áreas e representantes de gigantes da tecnologia como Microsoft, Google e AWS estarão presentes, promovendo discussões sobre inovação, inteligência artificial, transformação digital e modernização dos serviços públicos.
Documento final
Ao término das atividades, será elaborada a Carta da Caravana, documento que reunirá propostas, compromissos e soluções para o fortalecimento da advocacia pública e da gestão pública em Mato Grosso do Sul, com potencial de replicação em todo o Brasil.
