bonito
Justiça

Ação em prol das mulheres promove mais de 11,5 mil atendimentos

21 julho 2025 - 13h50

No último sábado, 19 de julho, foi realizada no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, a Ação Cidadania #TodosPorElas. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) em parceria com mais de 90 instituições, resultou em mais de 11,5 mil atendimentos, além de fomentar o debate sobre a violência contra a mulher.

Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, a ação ofereceu mais de 300 atividades com serviços de assistência jurídica e social, emissão de documentos, atendimento na área da saúde, além de serviços voltados à educação, cultura, lazer e esporte.

A ação ainda incluiu oficinas de capacitação, encaminhamento para vagas de emprego, atividades culturais e recreativas para crianças e adultos, além de exposições, palestras e apresentações artísticas. Com foco na inclusão social, no protagonismo feminino e no enfrentamento à violência de gênero

Segundo dados disponibilizados pelo Sistema Fiems, foram realizados diversos atendimentos relacionados à documentação, como a emissão de 141 Registros Gerais (RG), 71 Cadastros de Pessoa Física (CPF) e 30 Títulos Eleitorais. Além disso, foram feitas 466 orientações trabalhistas e jurídicas, totalizando 3.847 atendimentos voltados à cidadania.

Na área da saúde, foram prestados 2.586 atendimentos, incluindo 74 ações educativas em segurança e saúde, 50 consultas odontológicas, 222 testes de visão, 123 vacinas, entre outros serviços. Na área da educação, com foco em ações sociais e orientações profissionais, foram registrados 2.533 atendimentos.

Também foram realizadas 118 atividades esportivas e culturais. Ao longo do dia, foram distribuídos 2.509 materiais informativos, como panfletos educativos relacionados aos serviços disponibilizados e a campanha.

Durante o evento, o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou a importância da iniciativa.“É uma campanha extremamente relevante para a sociedade sul-mato-grossense no sentido de podermos destacar que a mulher merece toda proteção. Além disso, estamos todos reunidos aqui para disseminar essa campanha, cada vez mais divulgada, aplicada e conscientizar os cidadãos, principalmente aqueles que são companheiros, esposos, de que a mulher é intocável. A mulher deve ter sua integridade preservada seja física, psicológica e em todos os seus aspectos. Essa campanha vem reforçar isso”, afirmou.

Ações do TJMS – Entre os serviços ofertados pelo Tribunal, estiveram a Coordenadoria da Mulher, com orientações e serviços voltados ao enfrentamento da violência doméstica; a Coordenadoria da Infância, com dinâmicas e atividades recreativas para crianças; A Assessoria de Gestão Documental, que levou à população uma exposição de processos históricos relacionados à violência contra mulheres e mulheres escravizadas, por meio de banners e documentos históricos. Também a Carreta da Justiça ofereceu atendimento jurídico completo em casos de pensão alimentícia, divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade, união estável, cobranças, exoneração de alimentos e demais orientações jurídicas.

Canal WhatsApp Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop