
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou nesta quarta-feira, 27, com o homólogo finlandês Alexander Stubb, afirmando que ambos coordenaram suas posições para alcançar resultados mais concretos. Em publicação na rede social X, Zelensky destacou que as equipes estão preparando ativamente uma arquitetura de garantias de segurança fortes e multilaterais para a Ucrânia, com a participação de europeus, americanos e outros parceiros da Coalizão dos Dispostos.

“Comandantes militares, ministros da defesa e conselheiros de segurança — em diferentes níveis, estamos preparando os componentes da segurança futura. Estamos acelerando o processo de definição dos detalhes. Já é hora de organizar o formato das discussões entre os líderes para determinar as principais prioridades e cronogramas”, disse Zelensky.
O presidente ucraniano destacou ainda a importância das relações com os Estados Unidos, buscando garantir o máximo de substância nessas parcerias. Ele alertou para sinais negativos enviados pela Rússia em relação a reuniões e novos desenvolvimentos, afirmando que os ataques às cidades e vilas ucranianas continuam, com novas vítimas diariamente.
“Os russos só reagirão a pressões reais. Contamos com pressão e medidas concretas da Rússia em direção a uma diplomacia real”, concluiu Zelensky.
