ALMS PI 383771260-x-120
INTERNACIONAL

Yoshihide Suga é eleito primeiro-ministro do Japão

Suga recebeu 456 votos das Câmaras Alta e Baixa dos Deputados

16 setembro 2020 - 01h51
Suga vai enfrentar um raro período de incerteza política enquanto o país busca sair da pandemia do novo Coronavírus
Suga vai enfrentar um raro período de incerteza política enquanto o país busca sair da pandemia do novo Coronavírus - (Foto: Kazuhiro NOGI / AFP)
Comper

O presidente do Partido Liberal Democrata (PLD), Yoshihide Suga, foi escolhido pelo Parlamento como o novo primeiro-ministro do Japão nesta quarta-feira, 16. Suga recebeu 456 votos das Câmaras Alta e Baixa dos Deputados, contra 212 do líder da oposição, Yukio Edano. Horas antes de Suga ser eleito, Shinzo Abe renunciou formalmente ao cargo de premiê, como forma de permitir a realização da eleição. Abe anunciou há um mês que deixaria o comando do governo por causa de problemas de saúde.

O novo líder era visto como braço direito de Abe e ocupava o cargo de secretário-chefe de gabinete do país. A eleição era considerada uma formalidade depois que Suga foi eleito para chefiar o PLD, na segunda-feira, 14. Como a legenda tem maioria no Parlamento, seu líder certamente seria o escolhido, o que acabou se confirmando. Suga também contava com o apoio público de Abe, que declarou que era seu preferido para o posto.

Suga vai enfrentar um raro período de incerteza política enquanto o país busca sair da pandemia do novo Coronavírus, lidar com as crescentes tensões entre Estados Unidos e China e se preparar para as Olimpíadas de Tóquio. Ao sinalizar que manterá as políticas básicas de Abe, incluindo uma forte aliança com os EUA e gastos generosos do governo, Suga pretende evitar a instabilidade política que perseguiu o Japão antes de Abe, com uma série de primeiros-ministros forçados a deixar o posto após curtos períodos no poder.

As escolhas de Suga para ministros de gabinete refletem sua ênfase na continuidade com Abe: 11 dos 19 titulares do último gabinete de Abe devem permanecer no novo governo, seja em seus cargos atuais ou em novas funções.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas