agems
QUALIFICAÇÃO

Voucher Desenvolvedor forma 238 alunos em MS com foco em tecnologia e alta empregabilidade

Programa gratuito capacita jovens e adultos para o setor de tecnologia e já demonstra resultados positivos com alta taxa de empregabilidade

25 julho 2025 - 10h08Iury de Oliveira
Programa Voucher Desenvolvedor forma alunos em MS
Programa Voucher Desenvolvedor forma alunos em MS - (Foto: Iury de Oliveira)

O Estado de Mato Grosso do Sul avança na formação de profissionais para o setor de tecnologia. Com o Programa Voucher Desenvolvedor, 238 alunos de cinco municípios (Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas) estão se formando no curso técnico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A formatura foi realizada em Campo Grande, no Centro de Convenções José Roberto Tadros, com a participação de 44 alunos da Capital.

Canal WhatsApp

O projeto, que é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), o Senac e o Sistema Comércio MS, visa preencher a demanda crescente do mercado de tecnologia. A proposta é oferecer capacitação técnica gratuita com foco na empregabilidade dos alunos.

Com uma alta taxa de empregabilidade, o programa já apresentou resultados positivos. Cerca de 30% dos formandos já estão empregados nas áreas de Tecnologia da Informação, que segue com grande crescimento e necessidade de mão de obra qualificada no Estado.

Esaú Aguiar, secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, ressaltou a importância de ações como o Voucher Desenvolvedor para a inclusão e qualificação da população. "Quando vemos jovens como a Lorena sendo contratados logo após o curso, temos a certeza de que o programa está cumprindo sua missão, que é preparar e encaminhar pessoas para as oportunidades reais que existem no mercado de trabalho", afirmou Aguiar.

A diretora regional do Senac MS, Jordana DuenhaA diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha (Foto: Iury de Oliveira)

Jordana Duenha, diretora regional do Senac MS, reforçou o impacto transformador do programa. Para ela, a união entre educação de qualidade, inteligência de mercado e a articulação com o setor produtivo gerou uma oportunidade real de transformação para os alunos. "O Voucher Desenvolvedor é mais do que uma formação técnica, é uma política pública que gera oportunidade real de transformação", destacou Jordana.

De acordo com a diretora, o programa atende a uma das áreas mais promissoras da atualidade, que é a tecnologia da informação, oferecendo aos formandos a chance de trabalhar em qualquer lugar do mundo. "Hoje, qualquer pessoa pode trabalhar de qualquer lugar, para qualquer lugar. Estamos formando profissionais para um mercado com muitas oportunidades", completou Duenha.

O programa não se limita à formação dos alunos, mas também à conexão deles com o mercado de trabalho. As empresas de Tecnologia da Informação participaram ativamente da criação do conteúdo programático, identificando as habilidades e conhecimentos necessários para atender à demanda do setor.

Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, enfatizou que o governo de Mato Grosso do Sul tem feito uma articulação entre o setor público, o privado e as instituições de ensino para garantir que a formação dos alunos atenda às necessidades do mercado. "As empresas já estão vindo atrás desses profissionais, e nós estamos criando a conexão entre eles", afirmou Senna.

Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da SemadescRicardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc

O sucesso do programa também está ligado à capacidade de adaptação às demandas do mercado, especialmente em um cenário de rápidas transformações tecnológicas, como o avanço da inteligência artificial. Segundo Senna, as ações de qualificação precisam estar alinhadas com as tendências do setor e as necessidades do mercado.

"Estamos criando uma base sólida para as qualificações e, em seguida, analisando as áreas que precisarão de mais profissionais qualificados, como a inteligência artificial", explicou Senna.

O projeto segue com a promessa de mais formaturas até o final do ano e já tem novos planos em andamento. A expectativa é continuar capacitando mais jovens e adultos, tanto para atender às necessidades do mercado local, quanto para explorar oportunidades globais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop