segov dengue
CURIOSIDADE

Você sabe de que são feitos os dentes?

Quem nunca já ouviu sua mãe, pai, avó ou avô dizer “Tem que tomar leite para ficar com os dentes bonitos”?

17 dezembro 2015 - 15h06Da redação
Arquivo
Comper

Aposto que você já ouviu falar nos nomes de alguns componentes dos dentes: cálcio, sódio e potássio. Quem nunca já ouviu sua mãe, pai, avó ou avô dizer “Tem que tomar leite para ficar com os dentes bonitos”? É que o leite é muito rico nesses elementos.

Agora veja só: o dente não é só essa parte que você consegue ver. Além de ter várias camadas diferentes dentro dele, o dente é muito maior lá dentro da sua gengiva. Olhe seus dentes na frente do espelho. Essa parte branca que você vê é chamada de coroa. Ela é formada por três camadas diferentes. A camada mais externa, que é a que você está vendo, é o esmalte, que é formado, dentre outras coisas, por cálcio, sódio, potássio, água e algumas proteínas.

Mas se você fizer um furo no seu dente (por favor, não faça isso!), depois do esmalte você vai encontrar a dentina. Ela também tem sais inorgânicos e é muito dura, só que um pouco menos que o esmalte. Mais lá dentro, tem a polpa. Nela tem vasos sanguíneos e as terminações nervosas. Não sei se você sabe, mas no seu dente tem células vivas também e o alimento para elas chegam pelos vasos sanguíneos.

Ah, e o que fazem essas terminações nervosas? São elas que dão a sensibilidade ao dente. Já reparou que quando você toma uma sopa muito quente ou um sorvete super gelado você sente aquela dorzinha chata? É porque lá na polpa as terminações nervosas mandam essa mensagem de dor pro seu cérebro.

E lá dentro da gengiva? Bom, seu dente precisa ser preso de alguma maneira, não é? E assim como uma árvore se prende ao solo através de uma raiz, seu dente também tem raiz para se prender ao osso. E tem mais, essa raiz se prende ao osso através do cemento, que é a parte mais macia da estrutura do dente.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas