Publicada no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (2) a indicação do advogado Vinícius Leite Campos para assumir o cargo de superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral no estado de Mato Grosso do Sul.

Ao ser nomeado para o cargo, Vinicius Campos agradeceu a confiança do ministro de Minas e Energia no governo Michel Temer, Fernando Bezerra Coelho Filho, assim como reconheceu a contribuição da deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS), que confiando em seu trabalho, fez a indicação de seu nome para ser o gestor da Superintendência do DNPM em Mato Grosso do Sul.
O novo superintendente do Departamento de Produção Mineral, que deve assumir o cargo nesta segunda-feira (5), disse que sua primeira ação dentro do órgão será fazer um levantamento para saber como estão as autorizações de exploração de minério no estado. Vinicius fez questão de destacar que a exploração de minério é um dos quatro produtos mais exportados por MS. “Esse setor tem um peso importante na economia estadual e por isso, receberá uma atenção especial em nossa administração à frente do DNPM”, frisou.
Outra questão abordada por Vinícius Campos é em relação à segurança, para evitar acidentes como aconteceu em Mariana, Minas Gerais. “Vamos intensificar a fiscalização e vistoriar as barragens para evitar que acidentes como o de Mariana venham a acontecer. Esse ponto receberá precaução especial durante nossa gestão”, concluiu.
A instituição
Em 1934, foi criado o Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM, por meio do Decreto 23.979, de 08/03/34.
Em 2 de maio de 1994, com a sanção da Lei nº 8.876, o DNPM que até então era considerado um órgão central de direção superior, foi transformado em Autarquia Federal.
O DNPM tem a finalidade de promover o planejamento e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais e superintender as pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, bem como assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional.
