
A Anvisa determinou o recolhimento imediato do lote 12M2 do vinagre de maçã da marca Castelo, após identificar a presença de dióxido de enxofre em quantidade elevada e não declarada no rótulo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta semana.
Segundo o órgão, o produto continha 340,65 mg/L da substância, conforme análise feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O dióxido de enxofre pode provocar alergias, especialmente em pessoas sensíveis, e sua presença deve ser informada na embalagem, conforme determina a legislação sanitária.
Com isso, está proibida a venda, distribuição e o consumo desse lote específico. A data de fabricação é 25 de março de 2025, com validade até 25 de setembro de 2026.
A empresa Castelo informou, por meio de nota, que está colaborando com as autoridades e tomando todas as providências necessárias. “Reforçamos nosso compromisso com a qualidade e segurança, pois sabemos da confiança do consumidor em nossa marca”, afirmou.
A orientação é que os consumidores verifiquem o lote do produto. Quem tiver adquirido o item deve entrar em contato com o SAC da empresa pelo telefone 0800-771-6111 ou pelo e-mail sacc@casteloalimentos.com.br.


