
Saiba Mais
Moradores de Assunção no Paraguai ficaram surpresos com um terremoto de baixa intensidade que aconteceu ontem, por volta das 21h. Além da Capital, o tremor atingiu os municípios do Chaco e da região central do País.
O fenômeno atingiu 3.5 na Escala Richter e não chegou a provocar danos ou feridos. Momentos antes, tremores mais fortes, possivelmente relacionados, foram registrados no Chile e no Norte da Argentina.
O epicentro no Paraguai, a 10 km de profundidade, foi na região de Presidente Hayes. O Departamento de Sismologia da Universidade Nacional de Assunção (UNA) confirmou a ocorrência, considerada rara no país.
#Sismo de 3.5 Grados Richter en #Paraguay
— La Mañana de c/ Día (@CadaDiaSNT) March 31, 2022
Ocurrió específicamente en el Bajo Chaco a 10 km de profundidad por motivos de acomodamiento del subsuelo
Llegamos hasta el Laboratorio de Sismología FACEN - UNA
Nota completa https://t.co/xThyximbGK#LMCD #SNT pic.twitter.com/mEy2BOUTzw
Relatos publicados nas redes sociais dão conta de que moradores dos andares mais altos dos prédios sentiram o tremor com maior intensidade, com objetos balançando ou caindo.
Além da capital e de parte do Chaco, o sismo foi sentido em cidades como Lambaré, Fernando de la Mora e Capiatá, localizada no entorno de Assunção. Em Ciudad del Este e municípios vizinhos, o fenômeno não foi percebido.
El informe final sobre el sismo se tendrá hoy alrededor del mediodía.
— Sara Moreno (@SaraMorenoPy) March 31, 2022
Hay un antecedente importante en abril de 1982 con magnitud de 5.2. El más fuerte fue de 5.6.
Rafael Fugarazzo jefe de Laboratorio Sismológico de la UNA. #730AM

