
Funcionário da Eldorado em Inocência, a 320 km de Campo Grande, flagrou em torno do local onde será instalada a megaindústria, dois filhotes de cachorro-vinagre (Speothos venaticus).

A espécie é considerada quase ameaçada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). No Brasil já foi classificado como “vulnerável” na lista nacional oficial de espécies da fauna ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Pelas imagens é possível identificar os dois filhotes correndo e brincando em meio a floresta, além ouvir barulho feito pela espécie.
As principais ameaças à continuidade da existência da espécie são a perda e degradação do seu habitat causadas pelo desmatamento, exploração madeireira e adensamento humano, a perda de base de presas causada por esses fatores e/ou pela caça dirigida às presas da espécie e doenças (raiva, parvovirose e sarna sarcóptica) transmitidas por animais domésticos.
Cachorro-vinagre é “primo” de lobos-guarás na família dos canídeos, que inclui também cachorros-do-mato e raposas-do-campo.
* Atualizado no dia 31/08/2022, ás 07h00, para atualização de informação de que o registro aconteceu nas unidade da Eldorado Brasil .
