healt
Geral

Viagem a Lisboa: Descobrindo a Capital Portuguesa

A cidade de Lisboa tem um clima ameno e agradável, variando em suas estações

22 fevereiro 2024 - 14h48Elton Pereira
Viagem a Lisboa: Descobrindo a Capital Portuguesa
Viagem a Lisboa: Descobrindo a Capital Portuguesa - Foto: Divulgação
Terça da Carne

Já pensou em conhecer Lisboa? Também conhecida como Cidade das Sete Colinas, por sua topografia acidentada, a capital portuguesa é um destino turístico maravilhoso. Seja por suas ruas cheias de história, por sua gastronomia riquíssima ou pelas suas belezas naturais, os brasileiros, cada vez mais tem visitado essa cidade. Outros aspectos que incentivam o turismo seriam a grande oferta de voos para Lisboa, a facilidade com o idioma e por ser um destino europeu mais barato. Então se você está pensando ou ainda tem dúvidas se deve ou não conhecer Lisboa, aqui vão algumas dicas para planejar sua viagem.

Canal WhatsApp

Quando Ir a Lisboa?

A cidade de Lisboa tem um clima ameno e agradável, variando em suas estações. Então, escolher quando ir dependerá muito de qual o clima que te agrada mais. Durante o verão, as temperaturas ficam na casa dos 30°C e os dias são mais longos, escurecendo por volta das 22h. É a época de férias escolares, então a cidade pode ficar cheia. Porém, se o calor é a sua escolha, poderá aproveitar as belas praias nas redondezas de Lisboa para se refrescar. Se preferir o frio, o inverno em Lisboa pode ser a sua época de viajar. Não chega a nevar, como em outras capitais da Europa, mas as temperaturas ficam em torno dos 8 °C aos 15 °C. Ambas as estações, verão e inverno, são consideradas alta temporada em Lisboa, então fique atento aos valores.
Caso esteja procurando por preços mais acessíveis, visitar a capital portuguesa durante a primavera pode ser uma boa opção. A cidade vai ficando mais colorida, com ruas mais movimentadas e as temperaturas começam a subir, ficando próximo aos 20 °C. As chuvas são moderadas e poderá também ter dias de calor mais intenso. Se quiser fugir do calor, mas continuar na baixa temporada, poderá escolher entre os meses de outubro e novembro. O outono português costuma ter temperaturas amenas, ficando na média dos 18 °C e variando entre dias ensolarados a dias cinzentos. As chuvas são mais frequentes em novembro, mas nada que um bom planejamento do que fazer não possa superar.

Documentos Necessários

Brasileiros que terão estadia no país de até 90 dias não precisam de visto. Basta estar com um passaporte com validade superior ao tempo de permanência, além das passagens de ida e volta. Uma dica boa é estar em mãos para apresentar na imigração, caso solicitado, o comprovante da reserva do hotel ou uma carta – convite da pessoa que irá te hospedar em Portugal. Lembrar que o seguro viagem internacional é obrigatório em todo o continente europeu, então não deixe de contratar antes de viajar.

O Que Fazer em Lisboa

· Conhecer a Culinária Portuguesa
Lisboa é conhecida por sua gastronomia tradicional portuguesa, que incorpora uma mistura de sabores autênticos e influências históricas. Frutos-do-mar e o bacalhau são muito comuns e estrelas de muitos pratos típicos. "Bacalhau à Brás" (bacalhau desfiado com batatas fritas e ovos mexidos) ou "Amêijoas à Bulhão Pato" (ameijoas em alho e coentros) são algumas das opções para se deliciar. Partindo para a categoria dos doces, o pastel de nata é uma deliciosa sobremesa composta por uma massa folhada crocante recheada com um creme de ovos. A Pastelaria de Belém é especialmente conhecida por produzir pastéis de nata incríveis.
Os mercados tradicionais de Lisboa, como o Mercado da Ribeira e o Mercado de Campo de Ourique, oferecem a oportunidade de conhecer produtos locais que variam desde peixes frescos a queijos artesanais.
Os vinhos portugueses também são famosos mundialmente e Lisboa oferece uma variedade para seus visitantes. Vinícolas da região, como as de Colares e Alenquer, são abertas a visitação e oferecem degustação dos seus vinhos produzidos. Um passeio que vale a pena estar na lista.

· Visitar a Torre de Belém
Um ícone de Lisboa, a Torre de Belém foi construída no século XVI e serviu como uma fortificação e ponto de partida para expedições marítimas. É classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO e fica no bairro de Belém, junto ao rio Tejo. As filas para visitação podem ser grandes, mas os ingressos podem ser adquiridos com antecedência pela internet. Lembre de verificar o horário de funcionamento. O interior da Torre possui cinco andares e do terraço se tem uma vista maravilhosa de Lisboa.

· Conhecer o Mosteiro dos Jerónimos
Localizado a cerca de 20 minutos do centro de Lisboa, também no bairro de Belém, está o Mosteiro dos Jerónimos. Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade e uma obra-prima da arquitetura manuelina, este mosteiro é dedicado a São Jerônimo e Patrimônio Mundial pela UNESCO. A visitação é paga e o ingresso pode ser adquirido pela internet. É neste mosteiro que estão os túmulos de Fernando Pessoa, Luís de Camões e Vasco da Gama. O claustro do Mosteiro, consiste em uma galeria coberta, é considerado uma obra-prima da arquitetura mundial e constitui um depoimento estético de extraordinária beleza.

A lista do que fazer em Lisboa poderia continuar, mas o que acha de viajar e conhecer tudo pessoalmente? A capital portuguesa com sua deliciosa culinária e belos pontos turísticos está aguardando.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas