
Termina nesta sexta-feira (7), às 18h (horário de Brasília), o período de inscrições para o Vestibular Indígena 2026 da Universidade de Brasília (UnB). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
Fruto de um acordo entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o vestibular tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior. As vagas são destinadas a quem nunca concluiu um curso superior e cursou o ensino médio integralmente em escola pública — ou foi bolsista de no mínimo 50% em escola privada.
O processo é exclusivo para candidatos indígenas que atendam aos seguintes critérios:
- Ensino médio completo em escola pública, ou bolsa mínima de 50% em escola privada;
- Não ter concluído curso superior;
- Inscrição com CPF único e envio de foto recente;
São 154 vagas distribuídas entre cursos de bacharelado e licenciatura, nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama. Estão disponíveis cursos como Administração, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva, além de diversas Engenharias.
Fases do vestibular:
- Prova objetiva e redação em língua portuguesa: 7 de dezembro (eliminatória e classificatória);
- Avaliação documental e entrevista: 8 a 10 de dezembro (eliminatória).
As provas serão realizadas em oito municípios: Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE), e São Sebastião (AL).
A inscrição só será homologada com o envio da documentação exigida e da fotografia conforme especificações do edital. Caso contrário, o candidato poderá passar por processo especial de identificação no dia da prova.

