
O calor fora de época volta a marcar presença em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (21). O Estado será influenciado por um veranico — período de temperaturas elevadas e tempo seco em pleno inverno —, com previsão de máximas que podem atingir até 37°C, especialmente nas regiões sudoeste, pantaneira e norte.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o dia será de tempo firme, com presença de sol e variação de nebulosidade. A estabilidade climática ocorre por conta de um sistema de alta pressão atmosférica que atua sobre a região, favorecendo dias secos e mais quentes.
Apesar do calor intenso previsto para o período da tarde, as primeiras horas do dia devem registrar temperaturas mais suaves, especialmente no sul do Estado. Municípios como Dourados, Ponta Porã e Amambai devem amanhecer com termômetros marcando entre 14°C e 16°C.
Já ao longo do dia, os termômetros sobem rapidamente. No sudoeste e Pantanal, as mínimas ficam entre 17°C e 22°C, enquanto as máximas devem alcançar entre 34°C e 36°C.
As regiões do Bolsão, norte e leste, que incluem cidades como Três Lagoas, Paranaíba, Chapadão do Sul e Coxim, também enfrentam o calor do veranico. Pela manhã, os termômetros devem variar de 18°C a 21°C, com máximas podendo chegar aos 37°C à tarde.
Campo Grande terá mínima prevista entre 18°C e 20°C e máxima entre 32°C e 34°C. O cone-sul, por sua vez, terá manhãs frias e tardes mais quentes. Em Iguatemi, por exemplo, a temperatura deve oscilar entre 14°C e 30°C ao longo do dia.
Além do calor, o dia também terá ventos vindos do norte, com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. Em algumas áreas, as rajadas podem ser ainda mais fortes.
