
Saiba Mais
Paranhos, a 465 km de Campo Grande, vem passando por uma situação delicada nas últimas horas. Tudo isso por que vândalos retiraram parafusos das torres de energia, deixando a cidade sem luz. A confirmação foi feita nesta tarde (31) pelo prefeito Donizete Viaro (MDB) ao Grupo Feitosa de Comunicação.

“Isso vem acontecendo no Brasil todo, em que vários criminosos estão retirando os parafusos das torres de energia, ocorrendo um grande prejuízo para a população. Felizmente todas as unidades de saúde de Paranhos têm geradores de energia para não faltar o atendimento a quem precisa”, explica.
Segundo Donizete, as autoridades policiais já estão tomando as providências. “Há várias denúncias, a PF já tem prendido algumas pessoas. Infelizmente hoje a nosso município foi atingido”, lamenta.
Nacionalmente, a Polícia Federal investiga uma série de atos de sabotagem contra torres de transmissão de energia. Segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram 11 casos até dia 25 de janeiro, com quatro torres derrubadas.
Os atos estão sendo acompanhados por um comitê que reúne Aneel, Ministério de Minas e Energia (MME) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relatórios enviados à agência reguladora, algumas empresas apontaram a identificação de indícios de "sabotagem" e "vandalismo".
Procurada, a Energisa afirma a energia elétrica foi reestabelecida às 16h56. "A Energisa informa que às 14h02 de terça-feira (31) foi registrada interrupção de energia no município de Paranhos e prontamente equipes foram direcionadas para restabelecer o serviço. Após a inspeção da rede elétrica, que constatou a integridade do sistema elétrico, e intervenções realizadas, o fornecimento de energia ao município de Paranhos foi totalmente restabelecido às 16h56, sendo um defeito transitório. A empresa ressalta ainda que durante a ocorrência foram registradas descargas atmosféricas na região devido às chuvas", diz a nota.
*Matéria atualizada às 08h55 para incluir o posicionamento da Energisa.
